Metodologia

Nós, do Instituto Areja, acreditamos que é preciso que o fenômeno de consumo, seja a respeito do produto, serviço ou notícia, situe-se em seu tempo histórico, em seus marcos temporais e em seu contexto sociopolítico – em um horizonte de sentido marcado pela trama social em que está mergulhado.

É fundamental que as pesquisas qualitativas e quantitativas desenvolvem-se dentro dessa perspectiva para que se aproximem do fenômeno e dediquem-se a descrevê-lo e compreendê-lo, sempre considerando as tensões e contornos dados por um contexto marcado por uma determinada dinâmica de sociedade e por seus marcadores econômicos, sociais e políticos.


Qualitativa

A pesquisa qualitativa consiste em uma abordagem metodológica de pesquisa não estruturada, exploratória, baseada em pequenas amostras, que proporciona insights e compreensão do contexto do problema que está sendo estudado. Seu objetivo é compreender o que está na mente da/o consumidor/a. Ao adotar a pesquisa qualitativa buscamos alcançar a compreensão de determinadas razões, determinar o grau de preferência das/os consumidoras/es em relação a marcas concorrentes, descobrir motivações subjacentes, enfim nos aprofundarmos em diferentes dimensões que podem pavimentar a jornada de comportamentos e atitudes que podem explicar um determinado fenômeno.

Entre as técnicas de aplicação de pesquisa qualitativa, destacam-se:

· Entrevistas em profundidade presenciais ou online

· Grupos focais

· Etnografias e in homes

· Walk e shaop along

· Bulletin boards


Quantitativa

A pesquisa quantitativa usa a coleta de dados para testar hipóteses com base em medidas numéricas e análises estatísticas para estabelecer padrões comportamentais. Está ligada diretamente à quantificação dos dados, na experimentação, na mensuração e no controle rigoroso dos fatos, permitindo a generalização e a obtenção de resultados de uma amostra que represente a população. Esse método é ideal para identificar tendências e médias, já que verifica as relações entre as variáveis, envolvendo maior número de sujeitos e potencializando a generalização dos resultados com uma maior objetividade e precisão.

Existem diferentes métodos de pesquisa quantitativa para abordar um público geral ou específicos:

- Entrevistas pessoais ou face a face CAPI (Entrevista Pessoal Assistida por Computador)

- Entrevistas telefônicas ou CATI (Entrevista Telefônica Assistida por Computador)

- Entrevistas online

- Teste de produto domiciliar

- Teste de produto em central

- Mistery shopping

Quem faz

O Instituto Areja possui especialistas em transformar dados em soluções. 

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Depoimentos

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